Quem sou eu

Minha foto
Olá, meu nome é Belissa e sou professora da turma 1º Ano B e Nível II B na Escola Municipal Cidade do Rio Grande - CAIC/FURG. Como forma de um portfólio virtual irei postar periodicamente as vivências, relatos, desabafos, angústias e principalmente as construções das crianças. Deixarei aqui as minhas marcas do fazer pedagógico, as das crianças e o que estas juntas são capazes de construir!

domingo, 16 de setembro de 2012

AGOSTO É O MÊS DA FAMÍLIA !
DIA 18 DE AGOSTO FOI O DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA! ENTÃO, PARA ESPERAR ESTE DIA CONVERSAMOS SOBRE O TEMA FAMÍLIA. AS DIFERENTES FAMÍLIAS, QUEM SÃO AS PESSOAS QUE FAZEM PARTE DA NOSSA FAMÍLIA, PORQUE A FAMÍLIA É IMPORTANTE.
PARA MEDIAR TAIS DISCUSSÕES FORAM APRESENTADAS ALGUMAS HISTÓRIAS PARA AS CRIANÇAS. " CHEIO DE AMOR" DE NANA TOLEDO E "AS FAMÍLIAS DO MUNDINHO" DE INGRID BIESEMEYER BELLINGHAUSEN.



CONSTRUÍMOS TAMBÉM LINDOS PRESENTES PARA NOSSAS FAMÍLIAS! 
ENFEITES DE GELADEIRA:  NOSSA FAMÍLIA E O NOSSO MUNDINHO!












PARA O DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA FOI ORGANIZADO PELAS PROFESSORAS DAS TURMAS DO NÍVEL II DA EDUCAÇÃO INFANTIL, 1º ANO E A TURMA 2º ANO C UMA OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS. O OBJETIVO DESTA OFICINA FOI INCENTIVAR AS FAMÍLIAS PARA CONTAREM, CRIAREM, IMAGINAREM HISTÓRIAS COM SUAS CRIANÇAS, PARTICIPANDO DO PROCESSO CRIATIVO DE SEUS FILHOS, ESTIMULANDO ASSIM O GOSTO PELA LEITURA, PELA ESCRITA .
 A OFICINA TEVE COMO RECURSOS MATERIAIS UM BAÚ CHEIO DE OBJETOS. ESTE BAÚ FOI PASSANDO PELAS MÃOS DE CADA PESSOA QUE FORMAVA A RODA, AO PEGAR UM OBJETO A PESSOA DEVERIA CRIAR UMA HISTÓRIA COM AQUELE OBJETO E LOGO PASSAR O BAÚ  ADIANTE. A SEGUNDA PESSOA A PEGAR OUTRO OBJETO DEVERIA DAR CONTINUIDADE A HISTÓRIA, INSERINDO O NOVO OBJETO E ASSIM POR DIANTE, ATÉ O FINAL DA RODA. 
CONFIRA COMO FICOU A HISTÓRIA CONSTRUÍDA POR NOSSAS FAMÍLIAS!!!

A HISTÓRIA DA BORBOLETA E A ONÇA 
(título escolhido na sala de aula pelas crianças)

ERA UMA VEZ UMA BORBOLETA QUE VEIO DO CÉU.
A ONÇA ESTAVA BRINCANDO NA FLORESTA E TENTOU PEGAR A BORBOLETA.
A BONEQUINHA SALVOU A BORBOLETA. ENTÃO, A BORBOLETA OFERECEU SEU CORAÇÃO PARA A BONEQUINHA. ELAS FICARAM AMIGAS E BRINCARAM COM O DADINHO.
APARECEU UM ÍNDIO E TODOS DANÇARAM E TOCARAM CHOCALHO.
CHEGOU UM ANJINHO DO CÉU E BRINCOU COM O COELHO. O CACHORRO FOI ATRÁS DO COELHO E TODOS PEGARAM O LIVRO PARA CONTAR A HISTÓRIA “A VAQUINHA NA FAZENDA”.
UM PASSARINHO ACHOU UMA ROSA. AS AMIGAS OBSERVARAM O BEIJA-FLOR NA ROSA, SE DEPARARAM COM O BILBOQUÊ NO CHÃO E TODOS BRINCARAM.
APARECEU UM SAPO E TODAS AS CRIANÇAS FORAM VER. O SAPO ESTAVA EM CIMA DA PEDRA PULANDO NA LAGOA.
A BONEQUINHA VIU O SAPO E FOI BRINCAR TAMBÉM.
TODAS AS CRIANÇAS VOLTARAM PARA CASA E VIRAM O TOPO-GIGIO.
A MENINA SAIU CORRENDO E O TÊNIS CAIU.
PARA GUARDAR AQUELE DIA NA LEMBRANÇA A MENINA TIROU UMA FOTO COM TODOS OS ANIMAIS.

 

NA SALA DE AULA, COM AS CRIANÇAS, LEU-SE A HISTÓRIA  FEITA PELAS FAMÍLIAS. LISTAMOS OS NOMES DOS OBJETOS QUE ELAS ACHAVAM QUE ESTAVAM NO BAÚ. APÓS, ALGUMAS ATIVIDADES FORAM SENDO FEITAS, EXPLORANDO OS NOMES DOS OBJETOS, AS IMAGENS...

ALGUMAS ATIVIDADES A PARTIR DA HISTÓRIA DAS FAMÍLIAS:




ESTA ATIVIDADE TEVE UMA GRANDE ACEITAÇÃO PELA TURMA, POIS SENTIAM-SE APROPRIADOS PELO TEMA, PELA HISTÓRIA. AFINAL, ALGUMAS DAS CRIANÇAS AJUDARAM SUAS FAMÍLIAS NA CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA.



Um comentário: