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Olá, meu nome é Belissa e sou professora da turma 1º Ano B e Nível II B na Escola Municipal Cidade do Rio Grande - CAIC/FURG. Como forma de um portfólio virtual irei postar periodicamente as vivências, relatos, desabafos, angústias e principalmente as construções das crianças. Deixarei aqui as minhas marcas do fazer pedagógico, as das crianças e o que estas juntas são capazes de construir!

sábado, 2 de junho de 2012

Conversas sobre Vida e Cidadania

                                Turma 1º Ano B - Prof. Belissa






              Vida e Cidadania, esta é a temática do CAIC para 2012.

             Desta forma, levei para a turma do 1ºAno B discussões que articulassem tal proposta com os interesses e necessidades do grupo. Foi então que nas nossas primeiras rodas de conversa o tema surgiu. As crianças já estavam apropriadas do assunto, pois com participação das famílias construíram alguns materiais que foram apresentados aos amigos na roda. As produções exibiram diferentes linguagens: desenhos, música, imagens, escritas, pesquisas de dicionário e internet.

         A primeira semana de aula foi de acolhida com muitas conversas para conhecer os amigos e a professora. A exploração da sala de aula, seus espaços, brinquedos e materiais também tiveram destaque, da mesma maneira com a escola e seus sujeitos, com andanças pelos diferentes espaços do CAIC. Entrelaçados nestes momentos, fomos conversando sobre alguns combinados para buscar uma boa e saudável relação enquanto grupo. 


           




Os combinados foram sendo articulados com as compreensões das crianças acerca do que é VIDA e CIDADANIA,  com uma linguagem significativa foram guiados por quatro eixos pré-estabelecidos a partir do tema gerador:  Conversando que a gente se entende; Ah,ah, uh, uh!!! O CAIC é nosso! Vamos cuidar bem dele; Todos temos o direito de aprender; Tudo o que aprendemos precisamos compartilhar. 

              A fim de discutir tais eixos, elaborei uma dinâmica divertida. A atividade contou com balões, música e a disposição das crianças. Os balões foram enchidos e tinham dentro as letras da palavra vida, separadamente. Com uma música bem agitada  as crianças dançaram e brincaram com os balões. Ao parar a música cada uma pegou um balão e estourou, ficando com uma letra .     
            Após,  se organizaram para construir a palavra VIDA. Desta forma, formou-se quatro grupos composto por quatro crianças, cada um recebeu um eixo para discutir nos pequenos grupos, representá-lo através de desenhos e escritas expontâneas e após apresentar para a turma.
    Então, os combinados foram se configurando como um lema para turma, onde VIDA para elas significa: dançar, cantar, ajudar, amor com paixão, fazer amigos, bichos, natureza, pular, abraçar, ajudar a professora, ajudar a família, cuidar do planeta, salvar as pessoas, não brigar, sorrir, chorar, ser amigo dos animais, ler e escrever, diversão, respeito, ler histórias, cores, flores.
         Ainda nesta discussão, levei o livro "O Mundinho de Boas Atitudes", da autora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, o qual nos auxiliou ainda mais nas reflexões acerca dos combinados, indo além das relações na sala de aula e na escola, buscando boas atitudes nas relações com a natureza e todos seus elementos. Foram então organizadas e listadas as boas atitudes dos amigos do mundinho. 


          Na história, a autora apresenta tais atitudes como uma carta. Então, argumentei com o grupo se o mundinho e as pessoas viverão  felizes se somente a nossa turma tivesse tal carta, foi então que a Nicolly disse: Vamos  fazer cartas e colocar embaixo das portas. A gente bate e sai correndo.
           
          A ideia dela foi aceita por todos com empolgação, havendo várias outras sugestões. E assim foi feito. Só que antes lancei outra argumentação: Como vamos distribuir cartas das boas atitudes se ainda não temos uma para nós, e então foi construído um cartaz com recortes de imagens que significassem as boas atitudes que vinham sido discutidas. 



Agora sim. Cartas construídas, envelopes feitos e destinatários escolhidos, saímos pela escola para entregá-las. 
Quem recebeu foram  as turmas 1º ano A e 1º ano C, Maternal I, Professora Lu, os guardas, a nossa coordenadora pedagógica Tânia Clarindo, a nossa diretora Débora, nosso administrador Saul, as tias da limpeza, as merendeiras.


Combinados construídos e as boas atitudes do mundinho distribuídas pela escola, pronto, missão cumprida? Não, este é um processo contínuo, que circula nossas conversas na roda, nos fazeres pedagógicos, nas relações sociais das crianças em seus pares e com os adultos da escola.
         No livro "O Mundinho de Boas Atitudes" são apresentadas boas maneiras para as pessoas conviverem em paz, com respeito mútuo, ajudando umas às outras. Para tornarem o mundinho mais feliz. Ao final, a autora convida os leitores para registrarem em um coração o que fazem para tornar a VIDA mais feliz.




 Partindo disto, entreguei a cada criança um coração para que registrassem seus sentimentos e desejos para garantir uma VIDA feliz e deixar o mundinho sempre alegre.







           Esta atividade permeou nosso cotidiano durante todo o trimestre e acredito que irá nos acompanhar por muito tempo. Entre acertos e desacertos as crianças tiveram inúmeros conflitos em seus pares. O grupo passou por momentos de brigas,  com atitudes, falas e olhares agressivos. Estas situações me inquietavam, pois vinhamos construindo um grupo  fortalecido por sentimentos como o da  amizade. 
          Então, percebendo que o grupo vinha perdendo alguns valores como respeito, amizade, cumplicidade busquei junto com as crianças refletir sobre suas atitudes. Retornei ao nosso cartaz das boas atitudes do mundinho e devolvi a elas os corações que haviam construído enchendo-os de sentimentos bons. Na roda de conversa, coloquei no centro o cartaz e, pedi que observassem todas as imagens que eles haviam escolhido para representar as coisas boas para o mundo e, pedi que refletissem sobre seus corações, se estavam cheios ou vazios  frente as relações e os  comportamentos. Convidei-os  para encher seus corações novamente de sentimentos e boas maneiras. Através de novos desenhos e escritas de algumas palavras que já vinhamos estudando, as crianças encheram seus corações e estes foram unidos, um ao outro e pendurados na sala de aula.
     Um dia após ao outro, os conflitos foram sendo minimizados e  as crianças foram solucionando seus problemas através da conversa. Ainda existem alguns conflitos e discussões, mas é necessário compreender que isto faz parte das relações, da socialização, do crescimento e amadurecimento das crianças em seus pares. O grande desafio é transformar nas crianças as maneiras de como lidar com tais situações, mostrando que existem outras formas de resolverem problemas e conflitos, sem ser através de agressões verbais, físicas ou por constantes queixas e reclamações às professoras, esperado delas uma atitude brusca. 
      Por este caminho da sensibilização e da reflexão, através de conversas, venho buscando cotidianamente valorizar a amizade e o respeito no grupo. E é desta maneira que estabeleço minha relação professora-criança. 


 
      


3 comentários:

  1. Prof. Belissa

    Adorei seu portfólio virtual, principalmente para registrar a vida escolar das crianças, da turma e a sua. Tive muitas ideias enquanto lia seus relatos, e o último me emocionou muito por ver todo o percorrer de um caminho e o resultado que ele teve, não que seja um resultado final, mas que você tenha conseguido construir com as crianças um mundo diferente do que elas, talvez, vivam em seu cotidiano, na sociedade. Sinto orgulho em fazer parte da sua história e poder compartilhar contigo vivências e sentimentos. Espero continuar fazendo parte dessa história por muito tempo. Parabéns pelo seu trabalho, está realmente lindo!

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  2. Bianca! Obrigada pelas palavras tão queridas.

    AMIGA a história de nossas VIDAS estão para sempre entrelaçadas!

    beijos

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