Quem sou eu

Minha foto
Olá, meu nome é Belissa e sou professora da turma 1º Ano B e Nível II B na Escola Municipal Cidade do Rio Grande - CAIC/FURG. Como forma de um portfólio virtual irei postar periodicamente as vivências, relatos, desabafos, angústias e principalmente as construções das crianças. Deixarei aqui as minhas marcas do fazer pedagógico, as das crianças e o que estas juntas são capazes de construir!

terça-feira, 5 de junho de 2012

Eu !

O Nome da GentePedro Bandeira

Eu não gosto
do meu nome
não fui eu
quem escolheu.
Eu não sei
porque se metem
com um nome
que é só meu!

O NENÊ
que vai nascer
vai chamar
como o padrinho

vai chamar                                             
como o vovô
mas ninguém
vai perguntar

o que pensa o coitadinho


Foi meu pai quem decidiu
que o meu nome fosse aquele

Isso só seria justo
se eu escolhesse
o nome dele.

Quando eu tiver um filho,
Não vou pôr nome nenhum.
Quando ele for bem grande,
ele que escolha um !





Na roda de conversa, discutimos acerca do nome e a importância do nome próprio. Foram feitas indagações como: 
Quem gosta de seu nome?
Quem escolheu ?
Porque é este seu nome? 
Ele tem uma história, você conhece?


Após foi entregue a atividade a seguir para a turma:





 Outras atividades : 

BINGO dos nomes; chamada com identificação dos nomes e colocação destes no alfabetário; destacar vogais; palavras nos textos, poesias , músicas trabalhadas; o nome dos amigos da turma, nome da professora, lista com o nome dos amigos da turma  ...


Desenho e escrita do nome de coisas exploradas na música "Gente tem sobrenome" - Toquinho



Pintar o seu nome, de um colega e da professora

                                                            Alfabetário com os nomes

Escrita nomes dos amigos

Eu e minha história!

Para além da aprendizagem da escrita do nome, estão sendo exploradas questões de identidade, diferenças físicas, gostos, sobrenome, o por quê de ter este nome, tendo a participação da família para contar um pouco desta história. 
Então, vem sendo organizado um "álbum" com a história de cada criança. Neste são anexados alguns trabalhos construídos pelas crianças referentes a sua vida, seus dados de identificação. 
Nome e auto retrato 

A história do nome


Música Gente tem sobrenome - Toquinho
Atividade: pintar as vogais, encontrar algumas palavras.


Nome + sobrenome



OBS: Os álbuns estão em construção.




Por que? Por que? Por que?



Através da história Marcelo, marmelo, martelo questionou-se, assim como o garoto, o por quê do nome das coisas.  Após foi feito um "Ditado" com alguns nomes que foram citados por Marcelo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário