Quem sou eu

Minha foto
Olá, meu nome é Belissa e sou professora da turma 1º Ano B e Nível II B na Escola Municipal Cidade do Rio Grande - CAIC/FURG. Como forma de um portfólio virtual irei postar periodicamente as vivências, relatos, desabafos, angústias e principalmente as construções das crianças. Deixarei aqui as minhas marcas do fazer pedagógico, as das crianças e o que estas juntas são capazes de construir!

domingo, 3 de junho de 2012

O Lápis da Fada!


Rafael, menino recém-alfabetizado, encontra um toco de lápis que uma fada deixou cair num jardim.  Um dia, distraído, o menino escreve com ele a palavra bola e vê surgir uma linda bola transparente. Mais tarde, escreve violino e logo aparece um, em um galho de árvore. O menino, então, descobre que o lápis é mágico e começa a escrever: amigo , Pajé , cavalo , e todos os seres e objetos vão aparecendo. 
Quando o segredo é descoberto, começam os pedidos, e Rafael procura atender a todos. O lápis vai se gastando em meio a  descobertas e divertimentos, mas ainda há tempo para uma aventura final: uma viagem à Lua, a bordo de um foguete, antes de um desfecho poético. História encantadora, suave e instrutiva sobre o poder criador da palavra e da imaginação. 

Com esta história foi possível explorar a imaginação das crianças, buscando no lúdico  uma maneira prazerosa para despertar o interesse das crianças pela escrita. Além disso, o enredo da história possibilitou a discussão sobre valores como, a amizade, a solidariedade. 
A fim de propôr uma reflexão sobre nossos desejos, sonhos, ultrapassando os desejos materiais, lancei para a turma a pergunta: O QUE VOCÊ PEDIRIA PARA O LÁPIS DA FADA?
Após conversarmos na roda, foi construído um cartaz, no qual cada criança ia falando seus desejos e estes iam sendo escritos por mim.


O Lápis Mágico: Nossos desejos

FOGUETE PARA ANDAR NAS NUVENS  E COMIDA PARA TODOS OS CACHORROS E CAVALOS. (DIEGO)

DINHEIRO PARA MINHA MÃE, PARA ELA PODER SER FELIZ. UM LÁPIS, PARA TENTAR APRENDER A ESCREVER E FAZER MÁGICA. (EDUARDA)

COMIDA PARA MINHA FAMÍLIA. (JACKSON)

FELICIDADE PARA O MUNDINHO, ASSIM ELE VAI FICAR FELIZ. COMIDA PARA TODO O BRASIL. (THIAGO)

UM LÁPIS PARA APRENDER A ESCREVER. (JÚLIA)

UM LÁPIS PARA APRENDER A ESCREVER. (IASMIN)

UM LÁPIS PARA APRENDER A ESCREVER. (TIFFANY)

UM PÁTIO  CHEIO DE FLORES NA ESCOLA. (JULIANA)

UMA FAMÍLIA, COMIDA PARA TODO O MUNDINHO. (MARCOS)

ROSAS NO MEU PÁTIO. (ÉRICA)


Alguns dias depois, encontramos na sala de aula uma caixa, nesta havia uma carta, um poema e um CD. Quem será que deixou?
Descobrimos ao ler a carta que quem nos deixou a caixa foi a Fada. Ela conta que criou um ABC com seu lápis mágico e ele foi construído com as palavras bonitas que todas as crianças do mundo escreveram, desejando coisas boas para a vida.


Após, a leitura da carta, do poema e escutar a música do ABC do amor foram realizadas algumas atividades com as palavras da Fada. Cada criança recebeu um cartão com a escrita de uma palavra do ABC do amor e em um cartaz com o ABC, fixado no mural, as crianças destacaram a palavra que receberam no cartão. 

    ABC do Amor

A letra A alegria e amizade 

A letra B brincadeira e bondade 

A letra C carinhosa e caridade

A letra D desejar dignidade
A letra E emoção e eternidade
A letra F feita de felicidade
A letra G grande é a generosidade
A letra H harmonia e humildade 
A letra I implantar a igualdade
A letra J junto 
A Letra L liberdade 
A letra M com mais musicalidade
A letra O olha a originalidade  
A letra N nossa grande novidade
A letra P prá ter personalidade
A letra Q nós queremos qualidade
A letra R na rua, no rio da realidade 
 A letra S sempre com serenidade
A letra T tendo a vida tão florida
A letra U união prá toda vida 
A letra V viva a vida de verdade
 A letra X xô prá lá tristeza e do
 A letra Z zelamento de amor




Em busca do brilho das Fadas


Sabendo que as fadas adoram estar entre o colorido e o aroma das flores,  a turma foi até o jardim da escola em busca de "pistas" deixadas pelas fadas. Estava uma manhã ensolarada, então já era certo de que as fadas não estariam por lá. Mas, para a surpresa de todos no primeiro vaso com uma grande e vistosa planta Jackson avista algo e logo fala ansioso: Olha, olha! Achei alguma coisa!!! 
Chegou perto. Era brilhante e parecia mágico.




                                                              Era um lápis mágico!!!



                                       As outras crianças saíram a procura de mais e...



                                              ... havia um lápis para cada criança!!!





                 Olhá só, as crianças super felizes e contentes com seus lápis mágicos!!!
                 E agora, será que todos os desejos vão se realizar?
                 O de ganhar um lápis mágico para aprender a escrever já foi realizado!!
                 Parabéns crianças!!
                 Agora é só curtir e deixar que a magia das letras encante vocês!!

                 


       Desejos para o mundinho, para o CAIC, para a vida...




As crianças fizeram desejos para pedir ao lápis mágico. Os desejos deveriam ser sentimentos bons, boas atitudes, coisas boas para o mundinho.
Para ajudá-las foi entregue para cada criança uma palavra do ABC do Amor e a mesma dividida em sílabas. As crianças deveriam montá-las, ler com ajuda da prof. e apresentar a palavra para a turma.
Após, construíram desenhos para representar os desejos e estes foram expostos na sala de aula, unidos como uma rede de sentimentos.








Os desejos, sonhos, realizações, sentimentos, boas atitudes e a magia do lápis mágico da Fada estão acompanhando a turma neste mágico processo de desenvolvimento das crianças, no encantamento da aquisição da escrita e da leitura!

Um comentário: